Cerimónia de hastear das bandeiras verdes
Na próxima quinta-feira, dia 07 de novembro, pelas 10h30, na Praça da Autonomia, cidade de Câmara de Lobos, proceder-se-á à cerimónia pública de entrega das bandeiras aos estabelecimentos de ensino e educação do município de Câmara de Lobos, seguindo-se o habitual hastear das bandeiras no mesmo local.

Fruto do trabalho desenvolvido e da participação das escolas e comunidades educativas do concelho no Programa Eco-escolas ao longo do ano letivo de 2012/2013, a totalidade das vinte e sete escolas do concelho de Câmara de Lobos foram contempladas com o Galardão Eco-escolas e voltam todas elas a hastear este ano a bandeira verde.
Pelo quarto ano consecutivo, o concelho de Câmara de Lobos consegue o pleno ao serem todos os estabelecimentos de ensino e educação do concelho galardoados com este prémio, a saber: EB1/Pe de Câmara de Lobos, EB1/Pe Fonte da Rocha, EB1/Pe Pedregal, EB1/Pe Ribeiro de Alforra, EB1/Pe Lourencinha, EB1/Pe Rancho, EB1/Pe Curral das Freiras, EB1/Pe Seara Velha, EB1/Pe Garachico, EB1/Pe Marinheira, EB1/Pe Estreito, EB1/Pe Romeiras, EB1/Pe Vargem, EB1/Pe Covão, EB1/Pe Foro, EB1/Pe Jardim da Serra e EB1/Pe Quinta Grande, as escolas B 2+3 do Estreito, do Curral das Freiras, da Torre e a Secundária Dr. Maurílio da Silva Dantas. Foram ainda contemplados os jardins de infância do Golfinho, Pião, Santa Cecília, Centro de Atividades Ocupacionais de Câmara de Lobos, a Fundação D. Jacinta de Ornelas e o Infantário Universo dos Traquinas.

Salientamos que, no âmbito deste projeto, algumas escolas do concelho distinguiram-se de forma especial ao serem vencedoras dos seguintes galardões:
1.º lugar do concurso nacional Eco-Código - EB1/PE do Ribeiro de Alforra
1º lugar do concurso regional Eco-Código - Escola B1/Pe de Cª de Lobos
1º lugar no concurso nacional Desafio Valorfito/Vídeo Reportagem - EB+S Dr. Luís M. S. Dantas
3º lugar no concurso nacional Melhores Reportagens “Jovens Repórteres do Ambiente” JRA / Modalidade C / Vídeo - “ Agricultura à Beira do Abismo” – EB+S Dr. Luís Maurílio da Silva Dantas

O programa Eco-escolas é uma iniciativa de educação ambiental promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). A atribuição da Bandeira Verde é o reconhecimento público da existência nas escolas de uma educação em prol do ambiente. É o resultado do empenho de todos aqueles que, ao longo do ano letivo, contribuíram para o desenvolvimento de um programa de educação ambiental e sustentabilidade coerente.

Cartaz elaborado pelos alunos da EB1/PE de Câmara de Lobos e vencedor do concurso eco-código da RAM

terça-feira, 5 de Novembro de 2013