Campeões das Bandeiras Verdes
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos realizou uma cerimónia pública de entrega de 27 bandeiras verdes aos estabelecimentos de ensino e educação do concelho que foram galardoados com a bandeira verde no âmbito da sua participação no Programa Eco-escolas, referente ao ano letivo 2012/2013.

A cerimónia ocorreu a 7 de novembro, na Praça da Autonomia, contou com a participação de cerca de 650 alunos e professores. Estiveram, também, presentes o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Coelho, e restante executivo autárquico, os senhores Secretários Regionais de Educação e do Ambiente e Recursos Naturais, o senhor Diretor Regional de Ambiente, a coordenadora regional do programa Eco-escolas e os senhores presidentes de Junta de Freguesia do concelho.

Após uma breve alocução das entidades oficiais, procedeu-se à entrega dos certificados de participação das escolas no programa, bem como a atribuição de um prémio monetário por parte do município no valor de 300,00 euros a cada uma das escolas, com vista a apoiar a dinamização de novas atividades no contexto escolar para o corrente ano letivo 2013/2014.

O programa Eco-escolas é uma iniciativa promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), tendo como objetivo primordial reconhecer publicamente o desenvolvimento de programas e projetos de educação ambiental nas escolas, em prol da elevação da consciência ambiental dos alunos e da população em geral.

A adesão de Câmara de Lobos ao programa ocorreu no ano letivo 2002/2003, com a participação da escola do EBS do Carmo. Na última década, com o empenho das escolas e dos serviços municipais, o número de escolas aderentes aumentou progressivamente, tendo-se registado no ano letivo 2009/2010 a participação de todos os estabelecimentos de ensino e educação no projeto.

No ano letivo findo (2012/2013) mantém-se, pelo quarto ano consecutivo, a participação da totalidade dos estabelecimentos de ensino do concelho no programa.

Atualmente o concelho de Câmara de Lobos lidera o ranking de bandeiras verdes na Região Autónoma da Madeira, sendo o concelho com maior taxa de participação de escolas e maior número de escolas premiadas, mantendo, ainda, uma posição cimeira no quadro nacional.

sexta-feira, 8 de Novembro de 2013