WORLD DAYS OF ACTION
O Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Pedro Coelho, recebeu esta manhã, no edifício dos Paços do Concelho, os utentes do CAO, para assinalar a última ação da iniciativa, World Days Of Action, integrada no âmbito da participação da Câmara Municipal e dos estabelecimentos de ensino e educação do município no programa Eco-Escolas.

Esta é uma iniciativa piloto no país e decorre das comemorações do Dia Internacional das Eco-Escolas (www.eco-schools.org/wda/), assinalado no passado dia 07 de novembro. A ação resulta de um desafio lançado à Câmara Municipal de Câmara de Lobos, pela ABAE – Associação Bandeira Verde da Europa e pela DROTA – Direção Regional de Ordenamento do Território e Ambiente, tendo como finalidade dar visibilidade ao trabalho que diariamente as Eco-Escolas fazem em prol da comunidade, capacitando os alunos para serem os agentes de mudança da sociedade atual, em prol de uma maior sustentabilidade local e global.

Em Câmara de Lobos a iniciativa teve início no passado dia 11 de novembro, na Escola B1/Pe da Seara Velha, e terminou esta manhã, dia 25 de Novembro, na Câmara Municipal.

Ao longo destas duas semanas, numa espécie de movimento de estafeta, circulou sucessivamente por todos os 26 estabelecimentos de ensino educação do concelho de Câmara de Lobos que desenvolvem o programa Eco-Escolas, uma bandeira verde e um pergaminho.
No pergaminho os alunos de cada estabelecimento registaram um conjunto de propostas e sugestões, com o intuito de alertar a Autarquia para o conjunto de prioridades identificadas pela comunidade escolar em matéria de mobilidade sustentável e melhoria do ambiente. Complementarmente ao pergaminho, os alunos identificaram o nome da sua escola numa bandeira verde.

A bandeira verde com a identificação das escolas passará a pertencer à Câmara Municipal, que usá-la-á nas ações integradas no Eco-Escolas. O pergaminho entregue ao Presidente da CMCL contém as preocupações e questões suscitadas pelos alunos, com vista à adoção futura de medidas corretivas.

segunda-feira, 25 de Novembro de 2013