Exposição a linha no tempo e no espaço… de Lisandra Luís
O Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos, acolhe até 19 de abril uma exposição de pintura, desenho e instalação denominada “a linha no tempo e no espaço…”, da autoria da artista plástica Lisandra Luís. A exposição da autoria de Lisandra Luís será aberta ao público no próximo dia 11 de março, pelas 15h00 horas, através da qual autarquia pretende homenagear todas as mulheres da Madeira e em particular do concelho de Câmara de Lobos.

Nesta exposição, é objetivo da artista plástica refletir sobre a condição da mulher e, através das artes, reinterpretar o estatuto da mulher na sociedade atual, refletindo a linha do pensamento em relação à mulher ao longo do tempo em várias vertentes e materiais. Os trabalhos apresentados resultam da investigação pessoal da artista sobre o tema, que, numa ótica de imparcialidade, pretende desconstruir o estatuto padrão associado à condição de Mulher.

Lisandra Luís é uma jovem artista do concelho de Câmara de Lobos, onde nasceu e reside no Garachico freguesia do Estreito de Câmara de Lobos. Licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Algarve (UALg), presentemente a frequentar o Mestrado Gestão Cultural da Madeira (UMa).

Em 2011, participou numa exposição coletiva, “Anita no Quartel”, Quartel de Tavira. Em 2009, também participou na exposição ”Conhecer pelo Desenho”, no Centro Cultural de Lagos, uma exposição composta por seleção de trabalhos realizados pelos alunos da Licenciatura em Artes Visuais da Universidade do Algarve (UALg). Antes, em 2008, marcou presença na coletiva de Artes Plásticas, “Artes10”, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos.

A programação desta exposição insere-se na linha de valorização de jovens artistas de Câmara de Lobos preconizada pela autarquia local. Conforme tem sido afirmado pelo presidente da autarquia câmara-lobense, Pedro Coelho, responsável pelo pelouro da cultura, o concelho de Câmara de Lobos detém massa critica e capacidade endógena para dinamizar uma programação cultural própria de qualidade. O convite formulado à artista Lisandra Luís para apresentar a exposição «a linha no tempo e no espaço…» insere-se no objetivo da autarquia de incentivar e de alargar a participação de novos agentes e individualidades do concelho na sua vida cultural e cívica.

Sem descorar a valorização e participação de artistas conceituados do concelho e de fora, a autarquia câmara-lobense pretende, assim, disponibilizar os seus espaços culturais, para dinamizar iniciativas que valorizem as artes e a cultura, incentivando, em especial, a participação de novos valores artísticos, assim como dar a conhecer novos projetos culturais nas mais diversas áreas, nomeadamente em artes plásticas, teatro, musica, poesia, entre outras.