VIII Conferência do Atlântico no Museu da Imprensa da Madeira
A Associação Insular de Geografia, em conjunto com o Departamento de Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, irá promover a 8ª edição das Conferências do Atlântico - “Ambiente, Ordenamento e Desenvolvimento”, no Museu de Imprensa de Câmara de Lobos, nos dias 27 de março, a partir das 14 horas, e 28 de março a partir das 09.

As Conferências do Atlântico, organizadas anualmente pela Associação Insular de Geografia, são, por excelência, momentos de reflexão, análise e debate de situações que concorram para uma melhor gestão do território numa perspetiva integradora. Só o conhecimento da realidade possibilita gerir de forma sustentada os desafios e oportunidades que surgem à escala local e regional, ligada ao todo nacional e europeu.
Nesta Conferência pretende-se debater o papel do Ordenamento e Gestão do Território na valorização do ambiente, considerando os efeitos do fenómeno da urbanização que tem dominado o início deste século. Os subtemas apresentados, que resultam, a maior parte deles, de trabalhos de investigação desenvolvidos por geógrafos residentes na Região Autónoma da Madeira, pretendem contribuir para uma melhor atuação face ao crescimento urbano madeirense numa perspetiva de crescimento económico, preservação do Ambiente e aumento do nível e Qualidade de Vida da população, equilibrando os benefícios da aglomeração e os custos de congestionamento resultantes da concentração.
Neste sentido, procurou-se reunir um conjunto de personalidades que, em representação de instituições/serviços de referência nacional e regional, certamente contribuirão com os seus conhecimentos e profissionalismo para que tenhamos uma conferência rica de conteúdo e suficientemente esclarecedora.
A entrada é livre, no entanto, os interessados deverão proceder à sua inscrição em: http://aigmadeira.wix.com/conferencia - sítio da internet criado pela Associação Insular de Geografia que faculta todas as informações sobre o evento.

quarta-feira, 26 de Março de 2014