"QUALIDADE AMBIENTAL DE EXCELÊNCIA" EM 4 ESCOLAS DE CÂMARA DE LOBOS
A Câmara Municipal de Câmara de Lobos procederá, no próximo dia 04 de abril, à entrega dos certificados Qualidade Ambiental de Excelência a quatro estabelecimentos de ensino e educação que obtiveram este reconhecimento no âmbito da sua participação no programa Eco-Escolas. A cerimónia decorrerá pelas 10h30, na Casa da Cultura de Câmara de Lobos e contará com a presença do Diretor Regional do Ambiente, João Correia, a Coordenadora Regional do Programa Eco-Escolas, Eunice Pinto.

As escolas EB1/PE do Jardim da Serra, EB1/PE do Estreito de Câmara de Lobos, EB1/PE de Câmara de Lobos e o infantário O Golfinho são estabelecimentos de ensino contemplados com o galardão, pois obtiveram mais de 80% na classificação resultante da auditoria realizada no âmbito do programa Eco-Escolas por uma equipa de avaliação externa.

As auditorias ambientais decorrem de três em três anos e visam verificar e avaliar a adequação da metodologia do Eco-Escolas, a qualidade do programa e os seus efeitos na escola e na comunidade escolar. A implementação das auditorias ocorreu pela primeira vez no ano letivo de 2010/11, tendo, nesse ano, três estabelecimentos do concelho obtido o galardão: EB1/PE do Ribeiro de Alforra, EB1/PE da Fonte da Rocha e EB1/PE do Covão. (2011/2012: EB1/PE do Pedregal, Vargem e Garachico)

O Programa Eco-Escolas é um programa internacional da responsabilidade da FEE (Foundation for Environmental Education) e coordenado a nível nacional pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), que visa promover o desenvolvimento sustentável através da educação ambiental. O certificado de Qualidade Ambiental de Excelência, atribuído pela FEE, é o reconhecimento do trabalho que ao longo dos últimos anos, tem sido desenvolvido nas escolas galardoadas no âmbito da educação ambiental.

Ao longo de mais de duas décadas de implementação do projeto Eco-escolas nas escolas do município de Câmara de Lobos, no qual a autarquia liderou desde a primeira hora a coordenação das atividades em articulação com as escolas e estabelecimentos de ensino, os galardões agora granjeados pelas quatro escolas contempladas só foram possíveis graças ao envolvimento de alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação, que apoiaram os coordenadores de cada estabelecimento de ensino nas iniciativas, campanhas e trabalhos realizados.

Os certificados premeiam não só alunos, professores e funcionários, como todos os demais intervenientes da comunidade educativa e estimulando-os a continuar, com empenho e afinco, para chegar ainda mais longe e prestar o contributo para um futuro e um mundo melhores. Para além de constituírem motivo de orgulho para os intervenientes da comunidade educativa, os galardões são também vistos com muita satisfação pela autarquia, pois são a demonstração objetiva de que o investimento municipal direto apenas neste projeto, que em 2013 cifrou-se em cerca de 12.426,00 euros, estão a ter bons resultados e a contribuir para formação de uma comunidade mais comprometida com a sustentabilidade ambiental.