Sistema de abastecimento de água aos municípios

O acesso à água é um dos critérios que definem o nível da qualidade de vida das populações e tem sido um dos temas que tem suscitado grande discussão a nível nacional e internacional. Nos últimos anos o debate tem sido particularmente intenso e começam-se já a definir alguns dos princípios que deverão orientar a gestão deste recurso.

A Águas e Resíduos da Madeira é responsável pelo Sistema Multimunicipal de distribuição de água da Região Autónoma da Madeira, nomeadamente pelo abastecimento de água potável em baixa no municípios de Câmara de Lobos.

 

Gestão das águas residuais

O Sistema de Águas Residuais de Câmara de Lobos localiza-se no concelho de Câmara de Lobos, servindo atualmente as freguesias de Câmara de Lobos, Estreito de Câmara de Lobos e Jardim da Serra. O sistema atual tem como destino final a ETAR de Câmara de Lobos, em exploração na freguesia de Câmara de Lobos.

A ETAR de Câmara de Lobos garante o tratamento preliminar de gradagem, tamisação, desarenação e desengorduramento das águas residuais afluentes. A estação dispõe ainda de sistema de desodorização por filtros de carvão ativado.

O efluente final tratado é descarregado no Oceano Atlântico através de um emissário submarino com 1.000 m de comprimento e difusor a 58 m de profundidade, estando a câmara de receção de caudais localizada na proximidade da estação