Jardim da Serra

 

Alcantilada sobre a freguesia do Estreito de Câmara de Lobos, o Jardim da Serra é a mais jovem freguesia do Concelho. Criada a 5 de Julho de 1996, o Jardim da Serra tem como principais ex-libris a Quinta que tem o seu nome e a Boca dos Namorados. Terra fértil em cerejas, o Jardim da Serra celebra todos os anos o seu fruto de eleição com uma festa que atrai milhares de pessoas de toda a ilha.

A freguesia é limitada a Sul pelo Estreito, a Norte pela Serra D'Água e a Oeste pelo Curral das Freiras, sendo composta pelos seguintes sítios: Castelejo Fonte Frade Foro, Furneira, Pomar Novo, Jardim da Serra, Marco e Fonte da Pedra, Pomar do Meio.

Património cultural edificado: Quinta do Jardim da Serra, Capela do Foro e Quinta das Romeiras.

Esta freguesia é privilegiada por produzir um fruto único na madeira, " A Cereja". No fim do Mês de Março é bem visível o "despertar" da flor da cerejeira, que rodeia toda esta freguesia de uma beleza encantadora, assim por esta altura assiste-se a algumas actividades desportivas e culturais, tais como "O Cross das cerejeiras em Flor". Em Junho ou julho dependendo das condições climatéricas assiste-se à apanha da cereja, dando lugar também à famosa festa da Cereja no Jardim da Serra.

O cultivo da cereja é uma das actividades mais importantes para as gentes desta freguesia, embora a horticultura (semilha ou batata, cebola, couves e outros) e vinicultura sejam também meios de subsistência.

Outros locais de interesse turístico: Aguagem, Pico da Cruz das Moças, Boca da Corrida e Boca dos Namorados.