Projetos

EXPOSIÇÕES ITINERANTES

Conheça a lista das exposições itinerantes que a BMCL dispõe. Está também disponível a ficha de inscrição. 
Clique aqui para fazer o download do documento

LEITURAS E AVENTURAS

Programa de atividades de promoção da leitura e do conhecimento para estabelecimentos de ensino, centros de dia e outras instituições.

SABOREANDO PALAVRAS

No que diz respeito aos hábitos de leitura, o público adulto, bastante exigente, requer actividades de contornos especiais, uma vez que não se consegue impor nem obrigar um adulto a ler. A resistência a qualquer tipo de tentativa torna-se, por si só, um desafio que, se ultrapassado, pode ser muito recompensador. Por outro lado, é necessário criar novas actividades de promoção da cultura e entretenimento, fontes de desenvolvimento e enriquecimento pessoal, um dos objectivos de qualquer biblioteca centrada nos interesses do leitor.

A actividade “Saboreando palavras” pretende criar momentos de encontro e partilha em torno dos livros. Sob a forma de clube de leitura, as pessoas são convidadas a seleccionar dois livros para leitura e posterior confronto de ideias e troca de emoções. As sessões decorrem periodicamente (dois em dois meses), no Pólo do Estreito de Câmara de Lobos, e implica a leitura partilhada de um dos dois livros seleccionados para que se possa participar no debate de opiniões e descoberta de outras leituras que cada livro proporciona.

7 DIAS, 7HISTÓRIAS

Com o intuito de promover a leitura desde tenra idade num ambiente familiar a BMCL criou um projecto para que os livros possam sair das quatro paredes da Biblioteca, circulando pelas casas das famílias câmara-lobenses.
O projecto pretende que, durante 7 dias, as famílias se encontrem em torno da leitura, num breve momento de cada dia, como por exemplo, ao deitar. Para o efeito, as sacolas com os 7 livros organizados por faixas etárias (0-3, 4-6, 7-10) serão entregues com um diário, para registo dos momentos, e livro de actividades, bem como um guia de apoio à leitura. As sacolas estão disponíveis para empréstimo por um prazo de 15 dias, sem possibilidade de renovação.


DAR VOZ À LEITURA
O projecto “Dar voz à leitura” pretende dar uma oportunidade aos que não sabem ler, ou apresentam algumas dificuldades de leitura, em conhecer obras de literatura de devido valor, sobretudo os clássicos. O projecto visa juntar grupos de idosos em várias sessões (quinzenais), num trabalho conjunto com a Divisão de Intervenção Social e Habitação da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, através do grupo Conviver com Alegria, procedendo-se à leitura em voz alta de uma obra literária. Será, pois, um projecto de continuidade por várias sessões, fazendo relembrar os antigos episódios radiofónicos a que a população sénior estava habituada.