Quinta grande

 

A freguesia da Quinta Grande, criada a 24 de Julho de 1848, é uma das cinco freguesias que compõem o concelho de Câmara de Lobos, tem uma população de 2156 habitantes (2001), está eminentemente vocacionada para a agricultura.

Até se chegar à sua actual denominação de Quinta Grande, passaram os terrenos que a constituem por diversas denominações, na maior parte das vezes relacionadas com o seu proprietário. Em 1501 era conhecida por Quinta do Cabo Girão, depois chamou-se de Quinta de Manuel de Noronha, seguindo-se as denominações de Quinta de D. Maria de Ataíde, Quinta de Luís de Noronha, Quinta de Fernão de Noronha, Quinta dos Padres, Quinta da Companhia, sendo ainda cognominada, em documentos oficiais de Quinta da Vera Cruz e finalmente Quinta Grande, numa alusão evidente à grandeza, em termos da sua dimensão como propriedade, denominação que, apesar de não se saber o momento a partir do qual surge, vem pelo menos do tempo em que era pertença dos jesuítas.

Festas e romarias: Nossa Senhora dos Remédios (2º Domingo de Setembro), Santíssimo Sacramento (3º domingo de Setembro), Senhor da Vera Cruz (2º domingo de Maio), Espírito Santo (data móvel, em Junho), Nossa Senhora de Fátima (13 de Maio e 13 de Outubro), marchas Populares e Arranjo de Fontenários (23 de Junho).

Outros locais de interesse turístico: Quinta do Pomar e Miradouro da Fajã dos Padres.