Comemorações

Dia do Concelho

 O Dia do Concelho de Câmara de Lobos é assinalado a 04 de outubro, sendo este dia feriado no município.

Ao longo da história as comemorações associadas a este dia de relevância municipal foram sofrendo alterações. Assim, posteriormente ao Decreto de 12 de outubro de 1910, que estipulou os feriados nacionais, dando aos municípios a possibilidade de escolherem um dia que representasse as suas festas tradicionais, fixou-se, em data que não foi possível apurar, o dia 01 de maio, que também era comemorado nos concelhos do Funchal, Ponta do Sol, Calheta, São Vicente, Santana, Santa Cruz e Porto Santo. A escolha desta data poderá estar relacionada com a devoção da população madeirense a São Tiago Menor.

A 14 de março de 1951 a Câmara deliberou, sob proposta do então presidente Dr. Vasco Reis Gonçalves, mediante parecer do Arquivo Regional da Madeira, que considerou a data da instalação do concelho como acontecimento relevante, a fixação do dia 4 de outubro como feriado municipal, tendo para o efeito sido publicados os respetivos editais, no Diário do Governo e na imprensa regional, sem que, no entanto, a mesma deliberação tenha sido implementada.

Entre 1977 e 2016 o feriado municipal foi celebrado a 16 de outubro, conforme deliberação proferida na sessão de Câmara de 10 de novembro de 1977, tendo como fundamento que “esta data respeita à da fundação do concelho”. Esta deliberação foi tomada com base em dados publicados no Elucidário Madeirense, que atribuíam ao dia 16 de outubro de 1835 a instalação do concelho.

Porém, conforme testemunhado no Livro 1 de Registos da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, no dia 4 de Outubro de 1835 teve lugar o primeiro ato eleitoral e a cerimónia de juramento e tomada de posse do primeiro presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, e respetiva vereação, pelo que, considerando o conhecimento historiográfico entretanto coligido, a Assembleia Municipal em sessão ordinária do dia 27 de fevereiro de 2017, sob proposta da Câmara Municipal, deliberou proceder à alteração do Dia do Concelho para 4 de outubro.

Dia da Cidade

Na sequência de uma deliberação da Assembleia Legislativa Regional da Madeira, a Vila de Câmara de Lobos foi elevada a cidade no dia 3 de Agosto de 1996.