Eleições 2024 Documentos

São várias as formas e meios para a prática do desporto e atividade física em Câmara de Lobos.

O Município de Câmara de Lobos canaliza todos os anos apoios e recursos diversos para que sejam fomentadas atividades desportivas no concelho, tendo no associativismo local e regional, os promotores e organizadores das ações desenvolvidas nas diversas freguesias.

No Guia de Recursos criado pela a Autarquia, é possível identificar as diversas Associações e Coletividades que permitem aos munícipes a prática de diversas atividades.

Câmara de Lobos

Curral das Freiras

Estreito de Câmara de Lobos

Jardim da Serra

Quinta Grande

O presente Guia sistematiza a informação recolhida pelo Pelouro de Educação, Intervenção Social e Juventude relativamente à oferta desportiva do município de Câmara de Lobos em 2023.

No sentido de ilustrar a multiplicidade de atividades e de entidades ligadas à prática física e desportiva, o conteúdo apresenta-se estruturado em três secções:

• Modalidades desportivas , correspondentes às atividades de caráter federado;
  • Atividades físicas e desportivas , de cariz não federado e integradas no conceito de desporto paratodos;
  • Clubes desportivos sediados no concelho , organizados por freguesia.

Consultar:

Guia Anual de Atividade Física e Desportiva de Câmara de Lobos 2023

O Município de Câmara de Lobos é um dos concelhos a nível nacional que pertence à Rede de Municípios Amigos do Desporto, tendo como foco, entre diversos aspetos, promover um espaço para debate e partilha de boas práticas que promovam estilos de vida saudáveis para os cidadãos.

"O Programa MUNICÍPIO AMIGO DO DESPORTO constitui uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de benchmarking e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses".

Programa do I Seminário Regional dos Municípios Amigos do Desporto

Com o objetivo de divulgar a Rede Nacional de Municípios Amigos do Desporto e promover a discussão sobre as políticas públicas municipais no âmbito da atividade física e do desporto na Região Autónoma da Madeira, a Câmara Municipal de Câmara de Lobos em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, promoveu em 2018 no Museu de Imprensa da Madeira, o "I Seminário Regional dos Municípios Amigos do Desporto".

O Seminário serviu de base até à data, para que na Região Autónoma da Madeira, autarcas, técnicos das áreas desportivas e de exercício físico das autarquias, de outras entidades públicas ou privadas, estudantes e públicos com interesse na temática, possam debater as Práticas de Gestão Desportiva e de Promoção da Atividade Física; o Planeamento e Políticas Públicas Municipais; os Espaços de Jogo e Recreio; e as Novas Tendências e Oportunidades.

Amigos_do_Desporto Amigos_do_Desporto Amigos_do_Desporto

Políticas Municipais para a promoção do desporto e atividade física em destaque na edição n.º 11 da revista PORTUGAL SOCIAL.

Amigos_do_Desporto Amigos_do_Desporto Amigos_do_Desporto

Informações Gerais: