Ferramentas de acessibilidade

  • Ampliação de conteúdos 100%
  • Tamanho de letra 100%
  • Altura de linha 100%
  • Espaço entre carateres 100%
Eleições 2024 Documentos
Alerta_Lobos
Mapa do site
Câmara de Lobos Digital
O verdadeiro serviço público informativo, interativo, desmaterializado e de proximidade com os cidadãos.
Fale connosco

O Guia de Recursos – Equipamentos Sociais do Concelho de Câmara de Lobos, sistematiza a informação recolhida pelo Pelouro de Intervenção Social e Recursos Humanos da Autarquia, relativamente aos equipamentos, instituições, serviços ou valências de maior relevância social, sedeados no município.

O respetivo conteúdo apresenta-se estruturado por:

  • freguesias: Câmara de Lobos, Curral das Freiras, Estreito de Câmara de Lobos, Jardim da Serra e Quinta Grande;
  • áreas temáticas: associações e coletividades, estabelecimentos de ensino, estabelecimentos de saúde, instituições de apoio social e serviços de utilidade pública.

Em termos metodológicos, foi efetuada recolha documental, telefónica ou via eletrónica, junto das instituições locais, obtendo-se um resultado de 176 equipamentos, instituições, serviços, valências ou atividades relevantes, sedeados em Câmara de Lobos.

Na 2.ª edição, há a registar mudanças a nível da reestruturação do parque escolar, traduzindo-se na inativação ou reagrupamento de quatro Escolas Básicas do 1.º Ciclo com Pré-escolar e, ainda, a supressão de dois Jardins de Infância e do antigo Centro de Saúde de Câmara de Lobos. Em contrapartida, salienta-se a criação de três novas Associações Culturais, Desportivas, Recreativas e/ou Profissionais, de um Grupo Coral Infantil, de um Centro Comunitário e de um Parque Infantil, bem como a abertura de dois novos equipamentos sociais, na sede de Concelho, nomeadamente, o Centro de Saúde e o Lar de Idosos, refletindo, assim, uma dinâmica em termos de recursos coincidente com as tendências demográficas dos últimos anos. Foram também colocados em evidência alguns recursos pré-existentes, tais como, dois Centros Cívicos, uma Universidade Sénior, uma Cooperativa de Habitação, uma Associação Desportiva, três Grupos Folclóricos e um Grupo Coral.

O Guia de Recursos é um instrumento dinâmico, prevendo-se a sua revisão periódica, pelo que, para qualquer sugestão ou alteração deverá ser contactada a Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou telefone 291 911 080.

Mensagem

A elaboração deste manual enquadra-se no lançamento do Programa Intervenção Social Participada, fruto da Agenda 21 Local Câmara de Lobos: realizar o futuro – AS PESSOAS. A Agenda 21, tratando-se de um processo de aproximação dos cidadãos ao poder local, envolve um conjunto de atores, parceiros locais e cidadãos, com vista à consolidação de uma participação ativa e de suporte à decisão, no caminho para uma maior sustentabilidade.

Na construção deste caminho, contamos com o envolvimento de TODOS os parceiros sociais e instituições, cuja participação e contributo foi fundamental para a elaboração deste trabalho.

Este Guia, enquanto instrumento de caráter informativo, tem como principais objetivos valorizar e dar visibilidade ao trabalho social desenvolvido pelas Instituições e, em simultâneo, reforçar o trabalho em rede, permitindo às instituições e aos cidadãos conhecer melhor as respostas sociais existentes. Pretende-se, igualmente, contribuir para um processo de diagnóstico e aprofundamento da realidade social do Concelho, através de um maior envolvimento de todos os parceiros sociais no processo de tomada de decisões, com vista à planificação de futuras medidas de política social municipal que sustentem o bem-estar comum.

Reconhecendo ainda a relevância de outras instituições de fora do Concelho que prestam apoio social às PESSOAS de Câmara de Lobos, é nosso objetivo futuro incluí-las numa próxima atualização deste Guia.

A todos(as), o nosso profundo agradecimento e reconhecimento.

Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos

Pedro Emanuel Abreu Coelho