Como órgão executivo do município, a Câmara Municipal é responsável pela gestão quotidiana e planificação do rumo do município.
É um órgão colegial, composto por um/a presidente e por um número variável de vereadores/as, aos quais são, ou não, atribuídos pelouros. O/a presidente da Câmara Municipal é geralmente o primeiro nome da lista mais votada nas eleições autárquicas. A equipa composta pelo/a presidente da Câmara e pelos/as vereadores/as também é referida como executivo municipal ou como vereação.
O número de elementos que compõem o executivo municipal é proporcional à população do concelho, num mínimo de 5 e máximo de 17, eleitos por sufrágio direto e universal em listas, partidárias ou não. No caso de Câmara de Lobos, o Executivo é constituído pelo Presidente, Vice-presidente e quatro vereadores com pelouros eleitos pelo PSD e um vereador sem pelouro eleito pelo PS.
As competências da Câmara Municipal estão consagradas na Lei das Autarquias Locais, que estabelece o regime jurídico das autarquias locais.
O Executivo reúne ordinariamente duas vezes por mês: