O Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Dr. Leonel Silva, deu esta manhã a conhecer que a autarquia já deu início ao processo de criação de um Regulamento do Conselho Económico Social de Câmara de Lobos (CESCL), bem como de um novo Regulamento Municipal de Trânsito e Estacionamento destinado ao Centro Histórico da cidade.
Relativamente ao CESCL, o Sr. Presidente da autarquia mencionou que pretende que o mesmo funcione como órgão consultivo e reflexivo em políticas de desenvolvimento económico e social, envolvendo a sociedade civil e agentes locais, cabendo aos seus membros analisar e sugerir estratégias que promovam o desenvolvimento do município, para aumentar a transparência das atividades autárquicas, para incrementar a participação cívica dos agentes económicos e sociais, e para aproximar o poder político da sociedade.
No que respeita ao Regulamento Municipal de Trânsito e Estacionamento destinado ao Centro Histórico da cidade, foram apresentadas algumas ideias por parte do Sr. Presidente e solicitados contributos para organizar e disciplinar o fluxo de veículos e a utilização dos espaços de estacionamento, para melhorar a mobilidade urbana e preservar o património histórico, para reduzir o congestionamento, para aumentar a segurança de transeuntes, condutores e motoristas, para garantir que os espaços sejam utilizados de forma eficiente e sustentável, e para, gradualmente, descarbonizar o centro histórico, de forma a proporcionar um ambiente urbano mais acessível e agradável para residentes, comerciantes e turistas.
De entre os diversos participantes (moradores, representantes do setor do turismo, do comércio, da hotelaria, do alojamento local, da restauração, dos transportes – táxis e Rodoeste, da PSP, da JF, da ARM, da EEM, entre outros) foram recolhidos vários contributos que serão tidos em conta para efeitos da redação do novo Regulamento Municipal de Trânsito e Estacionamento destinado ao Centro Histórico da cidade.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui