O conto “Ilhas”, de Ana Paula Pinto, é o vencedor da 4.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, promovido pelo município de Câmara de Lobos, no sentido de homenagear o autor do Séc. XIX, nascido no Estreito de Câmara de Lobos. A vencedora será galardoada com 2000 euros e a publicação do conto na coletânea que incluirá também os dois contos que mereceram menções honrosas.
Após a análise dos 40 trabalhos a concurso, o júri, constituído por António Cruz, Carmo Marques e Nuno Barros, deliberou, por unanimidade, propor a atribuição do Prémio Literário João Augusto d`Ornelas, 2024, ao conto intitulado “Ilhas”, entregue sob o pseudónimo “Santiago Falcão”, da autoria de Ana Paula Figueiredo Pinto, residente em São Pedro d’Este, Braga.
Mais, deliberou o júri propor a atribuição de 2 menções honrosas aos contos “O Lagar Encantado”, apresentado sob o pseudónimo “Tiago Lopes”, da autoria de Rui Gomes, residente no Estreito de Câmara de Lobos e ainda, “O Horário das Treze – A Camioneta para a Ponta do Pargo”, que exibe o pseudónimo “N.G. Madeira”, da autoria de Nicolau André Câmara Gouveia, residente em Aveiro.
Segundo o jurado, qualquer um destes textos distinguidos enquadra-se nos parâmetros de qualidade de escrita e criatividade exigidos e plasmado no regulamento do Prémio.
Para finalizar esta 4.ª edição do Prémio, haverá uma sessão cultural pública, a realizar no Município de Câmara de Lobos, a anunciar brevemente. O trabalho vencedor, com o 1.º prémio, e as duas menções honrosas, serão editados em livro.
Recorde-se que o Prémio Literário João Augusto d’ Ornelas, promovido pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, surgiu com o intuito de homenagear e divulgar o nome do ilustre João Augusto d`Ornelas, que nasceu, muito provavelmente, no Estreito de Câmara de Lobos, a 24 de agosto de 1833, tendo falecido no Funchal a 11 de julho de 1886 e ainda, fomentar o gosto pela leitura e pela escrita; defender e valorizar a língua portuguesa; promover e incentivar a criação literária.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui






