Esta campanha surge no âmbito do III Plano Regional Contra a Violência Doméstica, 2021-2025, coordenado pela Secretaria Regional de Inclusão e Juventude (Instituto de Segurança Social da Madeira, IP RAM), em parceria com diversos parceiros sociais, incluindo a Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira (AMRAM).
O público-alvo a abranger são os cidadãos em geral, os jovens estudantes do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário e dos ensinos profissional e universitário; as associações, as empresas e os clubes desportivos e culturais; os agentes educativos e diferentes profissionais.
Em resultado da articulação estabelecida, foi definida uma estratégia de campanha que contempla ações ou medidas comuns a todos os municípios e/ou a desenvolver por cada município em particular.
Entre as medidas previstas a implementar pelo município de Câmara de Lobos contam-se:
- Iluminação da fachada da Câmara Municipal, com a cor púrpura, que simboliza a sensibilização para a temática Violência Doméstica;
- Divulgação e distribuição dos materiais de campanha;
- Construção de Painéis de sensibilização Interativos;
- Ações de informação/ sensibilização, com a participação ativa dos alunos/as;
- Ações de informação/ formação (profissionais);
- Integração da temática da campanha em eventos municipais;
- Celebração do Dia Municipal para a Igualdade, no dia 24 de outubro.
Para mais informações sobre esta campanha e respostas existentes no âmbito da violência doméstica, poderá ser consultada a página: https://violenciadomestica.madeira.gov.pt/
A Vice-presidente Sónia Pereira refere que as políticas locais de igualdade e cidadania e de modo particular as medidas contra a violência doméstica são fundamentais na estratégia autárquica câmara-lobense, a qual, inclui, no seu Plano de Ação para a Coesão Social 2022-2025, 10 medidas que visam a promoção da Igualdade e Cidadania Ativa e combate à Violência Doméstica. Este Plano poderá ser consultado através da página:
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui