Sabia que pode encontrar cantaria mole do Cabo Girão nos principais edifícios históricos da Ilha da Madeira?
Pois bem, para além da Sé Catedral do Funchal, a cantaria do Cabo Girão foi utilizada no Convento de Santa Clara, Forte de São Tiago, edifício da Câmara Municipal do Funchal, museu da Quinta das Cruzes, entre outros.
A importância da antiga pedreira e o volume dos blocos de pedra extraídos foi de tal ordem que, o Rei D. Manuel I ordenou a construção de embarcações com características específicas para o transporte desde o Cabo Girão até à cidade do Funchal.
Atualmente, esta vertiginosa arriba de 580m é classificada como Monumento Natural, um refúgio privilegiado para a nidificação de algumas espécies de aves marinhas pelágicas.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui






