Ferramentas de acessibilidade

A lenda de Henrique Alemão

Conhece a “lenda” de Henrique Alemão e a sua ligação ao Cabo Girão?

Henrique Alemão, é um personagem lendário dos primitivos tempos da colonização da ilha da Madeira. Diz-se tratar de um Príncipe da Polónia, cujo verdadeiro nome não se sabe ao certo, “batizado” por madeirenses de “Alemão” pela pele e cabelos claros.

Após ter perdido a batalha de Varna (1444), contra Amurate III (Sultão da Turquia, inimigo dos cristãos), fizera votos de peregrinar terra fora armado Cavaleiro de Santa Catarina do Monte Sinai.

Na Madeira foi recebido por Zarco, “com mui particular respeito”, que lhe deu a sesmaria que veio a denominar “Santa Maria Madalena Junto ao Mar”. Segundo a obra Ilhas de Zargo, diligenciava Henrique Alemão apresentar-se ao Rei, quando, ao dirigir-se do Funchal para a Madalena do Mar num pequeno batel, foi colhido por um desprendimento de rochas do Cabo Girão, e ali se sepultou no mar com o seu mistério.

Foto de Willem Van de Poll.

Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui

A lenda de Henrique Alemão