Ferramentas de acessibilidade

Lançamento do livro relativo à 4.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas

A Câmara Municipal de Câmara de Lobos procede ao lançamento do livro relativo à 4.ª edição do Prémio Literário João Augusto d’Ornelas, no próximo dia 14 de novembro, pelas 19H30, no Espaço Cowork, Rua São João de Deus, n.º 98, em Câmara de Lobos.

A autarquia promove o Prémio Literário, prestando homenagem à memória do prestigiado escritor câmara-lobense, do século XIX.

O livro agora editado, integra a obra vencedora da 4.ª edição do concurso literário, “Ilhas” da autoria de Ana Paula Figueiredo Pinto, que receberá igualmente um prémio pecuniário com um valor monetário de 2000 euros. Fazem ainda parte do livro, dois contos distinguidos com a menção honrosa “O Lagar Encantado” de Rui Gomes e “O Horário das Treze – A Camioneta para a Ponta do Pargo” de Nicolau Gouveia.

O Prémio literário pretende dar a conhecer o seu patrono, estimular o gosto pela leitura e escrita, defender e valorizar a língua portuguesa. É, ainda, uma estratégia cultural da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, promover e incentivar a criação literária através da escrita em prosa sob forma de conto, com tema livre. Porém, deve estar patente no enredo, direta ou indiretamente, no mínimo, uma alusão às vinhas e/ou vinho Madeira, cuja cultura é uma marca da freguesia do Estreito de Câmara de Lobos.

A cerimónia de lançamento do livro é aberta ao público interessado e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, Leonel Silva, dos autores distinguidos na 4.ª edição do Prémio Literário, dos jurados e por uma turma de alunos dos Cursos EFA da Escola Básica da Torre.

Em nota de imprensa, a autarquia realça que, é com imenso júbilo e esperança que encara este concurso literário, como um tributo ao legado do notável escritor João Augusto d’Ornelas e como um catalisador para a promoção da literatura e da cultura. Assim, com esta obra, lança um convite à leitura, à reflexão e ao enriquecimento cultural de cada um, deixando-se transportar pelos mundos que cada autor, habilmente, construiu.

Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui