Apresentamos Fernanda Viana, uma referência incontornável na área da Psicologia da Educação, com um percurso dedicado à linguagem, à leitura e ao ensino do Português.
Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho, foi docente e investigadora no Instituto de Educação da mesma universidade entre 1988 e 2019, tendo coordenado inúmeros projetos nas áreas do desenvolvimento da linguagem e promoção da leitura.
Integrou a equipa responsável pela plataforma “Ainda Estou a Aprender”, vencedora do Prémio Ler+ (PNL, 2018)
Participou na Comissão de Acompanhamento do PNEP – Programa Nacional para o Ensino do Português – 1.º Ciclo
Fez parte do Projeto Gulbenkian Casa da Leitura, sendo responsável pela curadoria da área ABZ da Leitura
Coautora da obra premiada "Arriscar a Mudança", distinguida com o Prémio Ana Maria Vieira de Almeida (2023)
Atualmente, é Coordenadora Científica do recurso digital “Ensinar e Aprender Português”
A sua visão sobre os desafios da leitura e escrita no ensino é essencial para quem quer pensar a educação com base em evidência, inovação e compromisso com os alunos.
Reserve já na sua agenda!
Nos dias 9 e 10 de maio, Câmara de Lobos recebe o XI Seminário da Educação, com o tema "Educação: Reflexões e Caminhos".
Uma oportunidade para refletir sobre os caminhos da aprendizagem com quem estuda e transforma o ensino da língua portuguesa em Portugal.
Garanta a sua vaga! Inscreva-se AQUI.
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui